Como captar clientes para o seu negócio em 2022?

Foto de Patrick Tomasso no Unsplash

Apesar do avanço da vacinação e flexibilização, muitas empresas sofrem com os impactos da pandemia, que atingiu vários setores, desde o comércio até grandes fábricas especializadas em produtos eletrónicos, como uma placa de circuito impresso, por exemplo.

Por essa razão, grande parte das organizações têm como meta recuperar e aumentar o padrão de vendas. Investir na captação de cliente é, portanto, a tática utilizada por empresas de todos os segmentos, promovendo o seu desenvolvimento contínuo.

Se esse é o seu objetivo, confira nos próximos tópicos algumas dicas para alavancar a quantidade de clientes.

Captação de clientes: o que é?

A captação de clientes é simplesmente realizar uma procura ativa por novos consumidores. Por exemplo: uma empresa que vende um equipamento específico, como uma bomba centrífuga, vai buscar clientes que possam interessar-se pelo produto. Nesse caso, podem ser outras empresas, ou seja, o foco será para o público B2B (Business to Business).

Porém, esse processo não é tão simples, pois requer estratégias para atrair o público certo, ou seja, aquele mais inclinado a comprar o seu produto ou serviço.

É por isso que selecionámos algumas estratégias eficientes para captação de clientes que servem para qualquer nicho de negócio.

8 estratégias eficazes para captar clientes 

entregando caixas de pizzas ao balcão de uma loja
Foto de Dan Burton no Unsplash

#1.Capacite a equipa de vendas:

Embora as empresas reconheçam a necessidade de treinar os seus profissionais de vendas, na prática, isso não é tão comum. As formações frequentes dão resultados em curto, médio e longo prazo, seja na venda de produtos, como um sistema de som ambiente ou de serviços de consultoria informática. Por isso, o investimento é fundamental para alcançar mais clientes.

#2. Aumente o conhecimento sobre o consumidor:

Para a captação de clientes é essencial conhecer bem o público-alvo. Entender quais são os seus interesses, ‘dores’ e desejos, vai ajudar a associar o produto ou serviço ao que ele espera.

#3. Monitore a concorrência:

Acompanhar o que os concorrentes estão a fazer é uma maneira inteligente de descobrir oportunidades que possam ajudar a atingir um número maior de novos clientes.

#4. Aposte em marketing de conteúdo todos os dias:

Milhões de pessoas acedem à internet em busca de serviços e produtos, fazendo deste meio uma ferramenta altamente relevante para captar clientes. Porém, é necessário que os conteúdos dos seus sites e blogs sejam relevantes para conquistar o visitante. Esse é o conceito do marketing de conteúdo.

Mulher sorrindo dentro de uma montra de loja de bolos
Foto de Michał Parzuchowski no Unsplash

#5.  Crie uma forte presença nas redes sociais:

Além de blogs e sites, as redes sociais também são canais primordiais para as empresas que desejam captar novos clientes. Assim, tal como nas outras plataformas, é preciso também construir conteúdos de alta qualidade.

#6. Invista em publicidade:

Uma das estratégias que tem um retorno rápido, quando o assunto é obter mais clientes, é investir em anúncios pagos em canais online como o Google e nas redes sociais.

#7. Peça indicações aos clientes:

Os seus clientes mais antigos são excelentes fontes para atrair novos, pois eles são a referência da satisfação no trabalho executado ou da qualidade do produto. Portanto, sempre que possível, solicite indicações aos compradores.

#8. Elabore uma landing page:

A criação de uma página de captura é uma ação de marketing digital que tem justamente o propósito de angariar contatos, em troca da disponibilização de um e-book ou outro tipo de material gratuito.

Se gostou das dicas, aproveite para partilhar com os seus amigos empreendedores, para que mais empresas possam faturar melhor em 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 − twelve =