Como podemos tornar o mundo melhor até 2030 [C/ VIDEO]

A agenda é composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que vêm substituir os anteriores 8 objetivos do milénio (ODM) previamente acordados no ano 2000. À primeira vista o novo plano até pode parecer mais do mesmo, de ODM para ODS (trocando a última letra de M de milênio para S de sustentável), mas existe uma melhoria substancial neste novo plano já que o seu conteúdo e a forma como pretende atingir as suas metas é deveras transformador, a começar pela própria palavra ‘sustentável’.

Este novo plano (ODS) baseia-se na necessidade de alcançar um equilíbrio entre três pilares fundamentais da sociedade: o económico, a igualdade social e a ecologia.

Nos próximos 15 anos planeou-se atingir coisas extraordinárias tais como acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, lutar contra as alterações climáticas. No entanto para o conseguir realizar necessitamos da ajuda de todos, não só dos líderes mas também de todas as pessoas do planeta.

Os ODS estarão em vigor de 2015 a 2030. São 17 objetivos subdivididos em 169 metas específicas para estes objetivos. O cumprimento destas metas será medido através de 300 indicadores elaborados pela ONU. Ao contrário do acordo anterior, este encontra-se muito mais bem preparado já que é baseado em compromissos assumidos por cada um dos países subscritores e que têm sido negociados nos últimos anos.

Torna-se necessário mostrar a toda a gente quais são estes objetivos mundiais (Global Goals 2030), listá-los incansavelmente para que todas as pessoas possam saber que existe um plano que foi delineado e acordado pelos nossos líderes, bem como forçá-los a cumprirem-no, e acima de tudo responsabilizá-los pela sua realização.

Michael Green, perito desenvolvimento social explica nesta TED como desenvolveram um índice que permite medir o progresso social das sociedades – o Social Progress Index. Green explica ainda que é possível cumprirmos a meta para 2030, mas que a ideia que o crescimento económico irá potenciar este cumprimento é falsa. Apesar da relação entre o crescimento global (medido aqui pelo GDP) e o Social Progress Index poder ser aparente, a subida do PIB não irá contribuir significativamente para um aumento do índice e dos objetivos sustentáveis nos próximos 15 anos. Vale a pena ver o video e perceber como!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 4 =