Critical Software e ISEC distinguem melhores projetos tecnológicos de alunos universitários

Apresentação de projectos numa etapa do concurso
Foto: FIKALAB

A primeira edição do desafio lançado aos alunos do Instituto de Engenharia de Coimbra (ISEC) pelo FIKALAB, laboratório tecnológico criativo da Critical Software, culmina hoje, dia 20, com a apresentação dos projetos desenvolvidos a um júri e à comunidade universitária. O melhor projeto irá receber um prémio monetário, que poderá ser utilizado para adquirir ferramentas que permitirão o premiado continuar a explorar a criatividade e desenvolver competências tecnológicas.

Blockchain, inteligência artificial, Internet of Things, análise de dados, sensores e Arduino foram algumas das tecnologias de ponta com as quais os participantes trabalharam neste primeiro desafio, que surge no seguimento da inauguração do FIKALAB na escola de engenharia, no passado mês de abril.

“Estamos bastante satisfeitos com os projetos que foram desenvolvidos no FIKALAB do ISEC”, refere Gonçalo Silva, responsável da Critical Software por esta iniciativa. “A expansão do laboratório para a comunidade universitária não só se mostrou uma mais-valia para os alunos, que têm um espaço onde podem desenvolver novas competências e desenharem as soluções tecnológicas do futuro, como também validou a missão de promoção da inovação e tecnologia da Critical Software”, acrescenta.

Mário Velindro, presidente do ISEC, acredita que “a introdução do FIKALAB foi fundamental para fomentar a criatividade entre os alunos do ISEC. O nosso objetivo era que os alunos se sentissem mais interessados, motivados e inspirados e que o desenvolvimento de novas competências não se prendesse apenas aquilo que lhes é lecionado nas salas de aula. Com base nos projetos que foram desenvolvidos, podemos dizer que o objetivo foi totalmente cumprido”.

O FIKALAB, originalmente concebido pela Critical Software em 2016 e que já marca presença em alguns dos escritórios da multinacional tecnológica, representa um espaço onde qualquer colaborador se pode desligar durante alguns momentos da sua rotina de trabalho e utilizar as mais recentes ferramentas para desenvolver os seus próprios projetos tecnológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 3 =