Goparity expande negócio no mercado norte-americano

Nuno Brito Jorge, CEO da Goparity
Nuno Brito Jorge, CEO da Goparity

A plataforma portuguesa de finanças éticas, Goparity, leva o seu modelo de financiamento colaborativo até ao continente norte-americano. Dirigida por uma equipa local, a Goparity Canadá oferecerá aos canadianos a oportunidade de financiar empresas locais que trabalham em projetos focados em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A chegada a esta nova geografia foi impulsionada por três empreendedores canadianos que, ao procurarem uma alternativa de investimento sustentável acessível a pequenos investidores, se depararam com uma lacuna no mercado do país que abria vantagens para o modelo de negócio e a marca no Canadá.

Os três empreendedores irão assim liderar a operação no Canadá com Mercy no cargo de Managing Director da Goparity Canadá, Warner como Director of Technology, Strategy and Finance e Bunting como Director of Business Development.

Segundo Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity, “a expansão para o Canadá reforça o nosso compromisso em construir uma economia mais sustentável, onde o dinheiro é direcionado para projetos que impulsionam mudanças positivas nas comunidades locais”.

Apesar de o Canadá ter a maior taxa de crescimento de investimento ESG (environmental, social, and corporate governance) a nível mundial, de 85% da população se preocupar com as alterações climáticas e de 78% querer investir uma parte do seu portfólio em soluções para reduzir emissões, quase não existem opções para investidores normais, ou de retalho, apostarem nestes investimentos.

O primeiro projeto será lançado oficialmente esta semana na Collision, uma conferência de tecnologia em Toronto. O objetivo é angariar 50.000 dólares canadianos através de crowdlending para a Barkley Project Group Ltd, empresa de gestão de projetos especializada em energias renováveis, para apoiar o desenvolvimento de projetos de energia limpa junto de comunidades indígenas no Canadá.

A Goparity é uma plataforma de financiamento de projetos com objetivos sociais e ambientais que pretende contribuir para a democratização do investimento ético enquanto empodera pessoas para que usem o seu dinheiro para o bem e promove a literacia financeira.

Em 2022, a plataforma portuguesa angariou cerca de 10.4 milhões de euros provenientes de mais de 29 mil membros registados. Por sua vez, os projetos financiados com recurso à plataforma permitiram impactar positivamente cerca de 200 mil pessoas, criar quase 7 mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 23.8 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × two =