Livros Para Jovens Empreendedores: Conheça os 10 Melhores

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Conhecimento nunca é demais. Para ajudar aqueles que pretendem aventurar-se nessa área, escolhemos os melhores livros para jovens empreendedores. Estas obras vão ajudá-lo a abrir a sua mente.

O primeiro passo para empreender é conhecer a área e estudar constantemente sobre ela, pois aquele que começa já preparado, vai estar sempre em vantagem.

Por isso os livros são fundamentais, visto que eles são uma forma de preparar as pessoas para um novo universo que, neste caso é o mundo do empreendedorismo.

Startup

Startup foi escrito pelo autor Chris Guillebeau e é considerado um dos melhores livros para empreendedores, principalmente jovens.

O autor utiliza uma linguagem descontraída e de fácil compreensão, mas mantendo a densidade no que se relaciona com o conteúdo.

O foco está, principalmente, no período inicial de um negócio, por isso é um dos melhores livros para jovens empreendedores que estão a pensar começar um negócio, mas ainda têm muitas dúvidas.

Esse livro vai mudar a sua forma de pensar, principalmente pelo fato de o autor pensar o negócio na perspectiva de pessoas que não possuem tanto dinheiro para investir.

Startup Weekend

O livro Startup Weekend foi escrito por Mark Nager e tem como premissa contar a história de um dos principais eventos de startups do mundo.

A premissa é essa, porém o autor acaba por passar bastante dicas que foram ensinadas durante as edições do evento “Startup Weekend”, o que acaba sendo bastante útil para quem tem interesse na área.

Esta estratégia de utilizar casos de sucesso do próprio evento deixa a leitura muito mais interessante, o que torna o Startup Weekend um dos principais livros para jovens empreendedores.

Leia também: O que é uma startup?

Foto de Austin Distel no Unsplash

Se eu soubesse aos 20

Existem poucos consensos entre os especialistas de empreendedorismo, mas um deles é que Tina Seeleing – autora do livro – é a professora de empreendedorismo mais renomada da história.

Isto faz com que Se eu soubesse aos 20 seja um dos principais livros para jovens empreendedores, disponível no mercado.

A autora reuniu neste livro as grandes lições que ela teve ao longo de sua vida pessoal e como empreendedora.

É uma leitura indispensável para quem está a começar na área, já que Tina Seeleing agrupa diversas dicas que servem para todos os jovens que se estão iniciando no empreendedorismo.

Leia também: Como desenhar a sua ideia de negócio partindo do zero.

Avalie o que importa

Numa época em que somos atingidos diariamente por milhares de informações, saber avaliar o que realmente importa é fundamental. Por isso esse livro, escrito por John Doerr, é tão importante.

Avalie o que importa trata de forma magistral a maneira como um empreendedor deve montar as suas estratégias e planos, sabendo dar ênfase aquilo que realmente é fundamental para o seu negócio.

Faz parte da nossa lista de livros para jovens empreendedores, principalmente para aqueles que pretendem dicas para aperfeiçoar o seu planeamento estratégico.

Leia também: Fundar uma Empresa ou criar uma Companhia?

Mindset: a nova psicologia do sucesso

O livro Mindset foi escrito pela renomada psicóloga Carol S. Dweek. A autora aborda a forma como um empreendedor lida com o seu negócio.

O seu foco é mostrar que a forma como o empreendendor encara a sua vida e o seu negócio, influencia diretamente o sucesso.

De acordo com Dweek, se uma pessoa começa a pensar de forma mais positiva, mudando a sua mente em relação aos factos que ocorrem, acaba por ter a tendência de enfrentar os problemas e negócios de outras formas.

Essa forma de pensar é fundamental para quem está a começar, pois vai encontrar muitas dificuldades que, se não tiver resistência, acabará por desisitir. Por isso é um dos livros obrigatórios para os jovens empreendedores.

Leia também: Empreendedores sociais que estão mudando o Brasil

Foto de Daria Nepriakhina no Unsplash

Negócios Digitais

Este é um livro bastante atual, principalmente por trazer um tema que está diretamente ligado ao público mais jovem.

Em Negócios Digitais, o autor, Alan Pakes, aborda a criação de um negócio digital com um orçamento baixo e limitações, por isso é um livro excelente para jovens empreendedores.

Alan Pakes mostra, de forma bem didática, as as diferentes possibilidades dos empreendedores usarem a internet ao seu favor e, simultaneamente, apresentando formas de impulsionar um negócio e de como se relacionar com o público.

Leia também: 7 Passos para se tornar um empreendedor

De Zero a Um

De Zero a Um é um livro escrito por Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal. O autor fala das suas experiências e vivências, tentando mostrar aos leitores a importância da inovação nesse ramo.

Essa obra não visa ensinar fórmulas mágicas para montar um negócio de sucesso, mas mostra o poder da inovação e como ela é o passo mais importante para um negócio de sucesso.

Até pelo tema abordado, esse é um dos principais livros para jovens empreendedores, pois trata de assuntos que muitas vezes são deixados de lado.

Leia também: Empreendedorismo com Propósito: Uma meta para todos os negócios

Incansáveis

Incansáveis é um livro escrito por Maurício Benvenutti e aborda as mudanças que o empreendedorismo teve e de que forma acabou abrindo espaço para pequenos negócios concorrendo de frente com grandes marcas e corporações.

Benvenutti apresenta casos de negócios formados em garagens que ultrapassaram empresas fortemente implantadas. No livro ele aborda as formas que isso se tornou possível e como podem ser aplicadas a projetos que agora se estão a iniciar.

O autor mostra também porque é que um empreendedor deve ser incansável, visto que a correria faz parte do seu dia-a-dia. Por essa abordagem, incansáveis é um dos principais livros na nossa lista para jovens empreendedores.

Foto de Rodnae Productions no Pexels

Aventuras Empresariais

Essa é uma leitura indispensável para quem está a começar, ao contrário das outras, ela não aborda o sucesso, e sim o fracasso.

Aventuras Empresariais é uma coletânea de artigos de John Brooks onde estuda diversos casos de fracassos empresariais, mostrando o poder que as decisões tiveram nesses erros.

É dos livros indispensáveis para jovens empreendedores que está disponível no mercado, principalmente por mostrar a perspetiva de casos que não deram certo, ajudando assim a lidar com essas situações.

The Lean Startup

O livro The Lean Startup ( Startup Enxuta), escrito por Eric Ries, analisa o mercado do empreendedorismo por uma ótica mais moderna e inovadora, por isso é um dos bons livros para jovens empreendedores.

A inovação é fundamental num negócio de sucesso, mas é um tema pouco explorado no mercado tradicional, por isso Ries bate tanto nessa tecla, pois segundo ele, esse sentimento precisa ser mantido.

Outra nota positiva é que essa obra também também tem por meta ajudar a economizar tempo e recursos.,No fundo, a mesma situação da maioria dos empreendedores que estão na fase inicial e não possuem nem dinheiro nem equipa suficientes para os desafios a que gostariam de dar resposta no seu negócio.

Foto de Lisa Fotios no Pexels

Conclusão sobre livros para jovens empreendedores

Esses são os livros que consideramos essenciais na biblioteca dos jovens empreendedores. Através dessas leituras é possível adquirir o nível de conhecimento adequado para iniciar o seu próprio negócio.

A melhor parte é que são livros que tratam de diversas áreas do empreendedorismo e por isso não são redundantes ao mesmo tempo que acabam transmitindo dicas úteis para todas as fases de um negócio.

Importa ter em conta que, se esta é a biblioteca essencial, não são os unicos livros que precisa de ler para saber tudo sobre empreendedorismo.

Pelo contrário, é importante ter acesso ao maior número de livros possíveis, não só porque cada livro traz sempre algo de novo, mas também porque todos vão influenciar positivamente o dia-a-dia.

——-

Nota:
Os links para livrarias ou editoras são meramente informativos. Nem o autor, nem o Empreendedor, receberam qualquer pagamento para publicidade nem têm comissão em eventuais aquisições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 + one =