Maioria dos consumidores pretende passar as férias em Portugal

Foto de Mateusz Dach em Pexels

Numa pesquisa da Escolha do Consumidor, 79% dos portugueses vão passar férias em Portugal, com a família e 51% escolhe a praia como principal destino. A maioria pretende gastar menos de mil euros em despesas de férias e apenas 11% admite ultrapassar esse limite.

As férias são um dos momentos mais esperados pelos portugueses e que implicam diversas decisões de consumo, como relativamente ao destino escolhido, compras e atividades de lazer. Neste sentido a Escolha do Consumidor realizou uma pesquisa online, que teve como base conhecer a opinião dos consumidores para perceber as suas preferências relativamente às suas férias de verão.

Segundo os dados obtidos, 79% dos consumidores passa férias com a família, 16% com os amigos e apenas 5% dos inquiridos respondeu que gosta de passar férias sozinho. Para a marcação das mesmas, 48% pede ajuda à família e amigos, 46% gosta de ser o próprio a marcar e 7% respondeu que procura uma agência de viagens para facilitar este processo.

Questionados sobre qual o tipo de destino de férias de eleição 51% dos portugueses prefere a praia, 44% prefere tanto praia, como campo ou cidade, a restante percentagem dos inquiridos gosta de fazer viagens mais turísticas permitindo conhecer outras cidades. No entanto, conclui-se que este ano, 76% dos consumidores vai passar as férias em território nacional e apenas 24% irá para fora do país.

Diversos fatores podem estar associados a esta realidade, seja por preferirem passar o verão em Portugal – considerado o paraíso da Europa – ou por terem algum receio do risco de contágio do vírus da Covid-19 ou simplesmente porque preferem não gastar tanto dinheiro numa viagem. Dos dados relativamente ao valor que vão disponibilizar para estas férias 41% disponibiliza entre 500 a 1000 euros para gastar em férias, 41% apenas até 500 euros, e cerca de 11% dos inquiridos gasta entre 1000 a 2000 euros.

Caso o cenário fosse diferente e tivessem possibilidade de não terem qualquer limite de tempo ou orçamento, os consumidores gostariam de dar a volta ao mundo ou de passar férias nas Maldivas, Tailândia, Indonésia, Grécia, entre outros.

Este questionário foi respondido por um universo de 85% do sexo feminino e 15% do sexo masculino, sendo que 29% têm entre 25 a 34 anos, 27% entre 35 a 44 anos, a faixa etária mais nova (18 a 24 anos) corresponde a 22%, 18% entre 45 a 54 anos e 5% corresponde a consumidores com idades acima dos 55 anos. 48% destes consumidores residem na zona da Grande Lisboa, 25% na zona do Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.

A Escolha do Consumidor é um sistema de avaliação de marcas com certificação ISO 9001 em gestão de qualidade, sendo líder de mercado neste sector de sistemas de avaliação por consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − 12 =