Nova Liderança Empresarial: Autenticidade, Digitalização e Compromisso são Chaves para o Sucesso

Foto de Pressfoto em Freepik

O papel do CEO, na era atual, vai muito além do tradicional, exigindo autenticidade, presença digital e comprometimento com as expectativas sociais, de acordo com o relatório “Novos Tempos, Nova Liderança” elaborado pela LLYC. A consultora destaca a correlação direta entre a liderança autêntica e o valor económico de uma organização, evidenciando que a reputação do CEO impacta na atração de investimentos, talento e na posição da empresa no mercado.

De entre os três passos para uma Liderança Autêntica, o relatório sugere a necessidade dos líderes entenderem o Porquê da liderança, Como devem atuar e para Onde orientarem o seu foco.

“Os estilos tradicionais de liderança baseados no poder e no controlo estão totalmente obsoletos. A forma de liderar, nestes novos tempos, tem de responder às estruturas horizontais focadas na motivação e no envolvimento das equipas. E isto passa por não assumir uma liderança individual, mas sim trabalhar com as equipas para todos eles serem também inspiradores, autênticos e, por tanto, líderes também”, assegura Celia Fernández-Sesma, Diretora de Clientes de Deep Digital da LLYC Portugal, e coautora do relatório.

liderança autêntica pata o seculo XXI
Foto de Pressfoto em Freepik

Entender o Porquê

Num mundo caracterizado pela incerteza global e a crescente polarização da sociedade, é necessária uma liderança que se adapte aos novos desafios. Ness contexto, os líderes devem ser mais visíveis, dialogantes e empenhados.

A Confiança transmitida pelos gestores e a transparência na gestão reduzem riscos reputacionais, impactando positivamente no rendimento financeiro. Por outro lado, uma Liderança Inspiradora e autêntica contribui para a motivação dos colaboradores, fortalecendo o employer branding e facilitando a retenção e atração de talentos.

Por fim, uma maior Visibilidade da liderança, por exemplo através da presença mediática e da participação em fóruns relevantes, permite melhorar o posicionamento e a visibilidade da organização. A autenticidade e a ligação com os grupos de interesse são fundamentais para alcançar este objetivo, uma vez que uma mensagem corporativa transmitida por um CEO pode ter um impacto significativamente maior do que se vier dos canais corporativos.

os atributos da liderança autêntica
Foto de Pressfoto em Freepik

Entender o Como

Para liderar nesta era, são necessários cinco atributos fundamentais: Um Estilo Transformacional, com uma liderança baseada na admiração, escuta ativa e diálogo, impulsionando a visão estratégica e a adaptação aos desafios. A Autenticidade é o segundo atributo, exigindo coerência entre vida pessoal e profissional, contribuindo para uma liderança honesta e humanizada.

A Conectividade através dos meios digitais é outro atributo essencial na liderança do século XXI. A presença nas redes sociais, acessibilidade e comunicação transparente, são marcas que acabam por contribuir para o quarto atributo nas novas lideranças: Influência e Referência, na escolha de narrativas e territórios de comunicação consistentes com a liderança.

O quinto atributo está relacionado com as expetativas sociais, gerando um Impacto Positivo. A contribuição para causas sociais legítimas, demonstrando humildade e humanização, são qualidades basilares para os novos líderes.

as novas facetas da liderança autêntica
Foto de Pressfoto em Freepik

Entender o Onde

Os líderes devem avaliar a sua disponibilidade, competências de comunicação e disposição para mostrar os seus aspetos pessoais. A partir dessa avaliação quanto ao seu desempenho pessoal, devem definir um objetivo claro para a sua liderança e escolher entre três níveis de projeção: proteção, promoção ou influência.

O Nível de Proteção exige um perfil mediático baixo, na sua maioria reativo, com pouca atividade nas redes sociais mas com ativos digitais cuidados. Este nível oferece uma presença mínima e centra-se em manter uma imagem higiénica.

Já o Nível de Promoção requer perfis que se dedicam à divulgação de conteúdos de forma regular, à criação de ligações e relações e à amplificação através de ativos digitais. Este enfoque procura construir engagement entre os círculos de influência pretendidos.

O Nível de Influência precisa de perfis que se destacam pelos seus conteúdos de liderança intelectual (Thought Leadership), contam com reconhecimentos, prémios ou participam no ranking do setor. Estes líderes podem ligar-se a grandes audiências e convertem-se em referências e ativos essenciais para a estratégia da organização.

Em suma, num mundo em constante mudança, O CEO na era atual deve adotar uma liderança autêntica, digital e comprometida, sendo essencial compreender por que razão é fundamental, como desenvolvê-la e onde se devem focar para conseguir uma transformação eficaz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × 2 =