O futuro chegou mais cedo

Foto de Alex Knight no Unsplash

Se nos dissessem há uns meses que teríamos de antecipar o futuro do mercado de trabalho como forma de responder aos novos desafios que por aí vinham, provavelmente levaríamos, como resposta, um rotundo: “aguarda um pouco, pois o futuro é algo que ainda está longe”.

Porém, o presente trouxe o que era considerado distante mais cedo do que o previsto, e isso obrigou as organizações a moldarem os seus modelos empresariais de uma maneira totalmente imprevista e em muitos casos denotando uma impreparação atroz. 

A falta de arrojo e de capacidade de aceitação na visão de muitas organizações, em relação a um tempo novo que mais cedo ou mais tarde ia chegar, tornou as empresas escravas de si, de tal forma que as que até há pouco rejeitavam ideias tão simples como o trabalho remoto, de repente começaram a aceitar o que antes consideravam irrealista e utópico.

Como que num passe de mágica, o trabalho remoto passou a ser o cerne da estrutura empresarial, acabando por empurrar essas empresas para uma nova organização do trabalho que não estavam habituadas a ter. 

Quer queiramos quer não, a verdade é que tudo se alterou e já começaram a vislumbrar-se mudanças significativas no mercado de trabalho, ao nível de algumas atividades que se estão por isso a reinventar mas também em setores que vinham desenvolvendo uma determinada escala de funções e tarefas e que agora, por força das circunstâncias, tiveram que readaptar os seus modelos produtivos. 

Não tenhamos ilusões: o futuro chegou mais cedo e não quer saber se estamos preparados para o receber. 

O único caminho é mesmo aceitar a sua chegada e começar a trabalhar na melhor estratégia possível, de maneira a sair desta crise sanitária mais fortes, mais capazes e melhor preparados para os desafios que virão. A melhor forma de se ter sucesso na saída de uma crise, é preparar o caminho para o novo tempo que ainda vai chegar! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × 4 =