Tetra Pak Lança Iniciativa para Combater o Desperdício Alimentar

Foto de Tetra Pak

O desperdício alimentar continua a ser uma preocupação crescente em Portugal, afetando mais de 12% da população que enfrenta insegurança alimentar moderada ou severa. Apesar dessa realidade preocupante, estima-se que em 2021 foram desperdiçadas 1,8 milhões de toneladas de alimentos. Em resposta a este desafio, a Tetra Pak, líder global em soluções de embalagem e processamento de alimentos, lançou a iniciativa “Vamos Alimentar o Futuro“, focada na transição sustentável do sistema alimentar e na redução do desperdício.

Esta campanha alinha-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3 da Agenda 2030 da ONU, que visa reduzir para metade o desperdício alimentar ao longo de toda a cadeia de valor agroalimentar.

A Tetra Pak propõe quatro alavancas principais para impulsionar essa mudança. Soluções de embalagem e tecnologias que prolongam o prazo de validade dos alimentos; colaboração com parceiros estratégicos para promover a economia circular e reduzir o desperdício.

Sensibilização para o impacto do desperdício alimentar também fazem parte das iniciativas propostas a par de uma maior cooperação público-privada e a implementação de políticas e sistemas de financiamento que apoiem a transição sustentável do sistema alimentar.

“Para travar este problema, tanto o setor público como o privado desempenham um papel fundamental e são necessários esforços em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo os consumidores. Estamos empenhados em trabalhar em parceria com todos os intervenientes para conseguir uma mudança significativa e duradoura em Portugal. Juntos, podemos alimentar um futuro mais sustentável para todos”, sublinha Ramiro Ortiz, Diretor Geral da Tetra Pak Iberia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × two =