Como começar a empreender pela internet?

Imagem de Gerd Altmann do Pixabay

Com o avanço da tecnologia e a chegada da pandemia, cada vez mais empresas estão a migrar os seus negócios para o mundo digital. As pesquisas de “como vender meus produtos pela internet”, são cada vez mais comuns, já que este tornou-se o principal meio de veiculação para a maior parte das pessoas.

Realizar a migração de um negócio físico para o online pode ser uma excelente solução, mas quem quer começar a empreender o que deve escolher? Talvez seja uma boa ideia começar seu próprio empreendimento pela internet.

Começar um negócio online e depois, eventualmente, continuá-lo num espaço físico, pode ser uma boa solução. Seguir o caminho inverso ao investimento tradicional tem a vantagem de ser mais económico, não exigir a sua presença num espaço físico e ser mais lucrativo, com maior potencial de alcance de consumidores. Além disso, poderá, no início, manter o seu emprego atual, se não estiver ainda muito seguro em dar o salto para o empreendedorismo.

Imagem de Mohamed Hassan no Pixabay

Neste artigo separámos algumas dicas para o ajudar a começar a empreender na internet.

Saiba em qual área quer investir

A primeira dica para conseguir dar o passo inicial do seu empreendimento online é saber precisamente qual a área onde quer atuar. No mundo digital, existem diversas oportunidades e segmentos diferentes, mas também mais concorrência. Não procure abarcar tudo, foque-se no essencial e escolha cuidadosamente onde quer investir.

Avalie as suas capacidades e competências, talvez você possua habilidades dando consultoria online, ou prefira a venda de artigos de artesanato, ou até mesmo atuar na compra e venda de jogos de vídeo ou discos de vinil. Independentemente de qual for a sua preferência, o primeiro passo é justamente saber onde deseja investir.

Imagem de Joseph Mucira no Pixabay

Pesquise o mercado

Depois que definir a sua área, é altura de conhecer um pouco mais sobre o mercado que quer seguir. Pesquise a concorrência, quais produtos que estão em alta, qual o estilo de venda e que estratégias utilizam. Existe alguma brecha ou ponto em que a sua marca de pode distinguir?

Lembre-se: quanto mais conhecimento tiver sobre o nicho em que está a entrar, maior será o seu conhecimento e, dessa forma, começará a ter ideias para realizar os seus investimentos.

Conheça seu público-alvo

Na internet conhecer o seu público é fundamental para conseguir ter mais sucesso, e descobrir a abordagem ideal consoante o público que pretende atingir. Muitas pessoas que entram no ramo digital fazem a mesma pergunta: “como captar clientes online?” E a resposta é simples: conhecendo mais sobre seus consumidores e público-alvo, conseguirá adaptar o seu produto às necessidades que eles procuram.

Faça um estudo, analise os comportamentos, envie formulários e testes, interaja com potenciais clientes, procure descobrir a idade, o sexo, localização geográfica, gostos pessoais e qualquer coisa que possa ser útil para si. Conhecendo o seu público, começa também a ter noção sobre o que o aguarda e pode montar uma estratégia para que o seu empreendimento não comece do zero.

Imagem de Mohamed Hassan no Pixabay

Comece por investir pouco

Depois de decidir qual a sua área de atuação, e de conhecer profundamente o mercado e público-alvo é hora de começar a fazer contas, ou seja, quanto dinheiro tem para começar o seu negócio. Tente ser o mais realista possível, comece por definir o total e, depois, subtraia parcelas para cada área do investimento.

É preciso encarar a realidade, mesmo que, abrir um negócio online seja considerado uma forma barata de investir, é fundamental ter a noção do quanto é possível gastar e estabelecer etapas de crescimento. Além disso, é sempre recomendado começar com um orçamento baixo, e aos poucos, ir aumentando à medida que veja resultado.

Por exemplo, pode começar nas redes sociais, ou com uma homepage simples e só depois passar para um site complexo e caro. Fique atento ao investimento em marketing, armazenagem, embalagens e transporte. O apoio ao cliente é outra área que não deve ser descurada, além de outros serviços que deve avaliar.

Faça o planeamento estratégico

O planeamento faz parte da rotina de qualquer empreendedor, se deseja ter um negócio de sucesso é inevitável que monte a sua estratégia de forma prévia, depois faça um plano e procure soluções para segui-lo.

Qual é o seu objetivo? Quais os canais que irá usar? Qual a sua meta mensal? Até onde quer chegar? Quantos clientes pretende atingir? O seu negócio será nacional, local ou internacional? Tudo isso deve ser colocado no papel para ter a noção de como irá desenvolver o seu empreendimento.

Imagem de Mudassar Iqbal no Pixabay

Invista em marketing e planos de divulgação

Depois de cumpridas todas estas etapas o seu empreendimento digital já deve estar pronto para ir ‘para o ar’, mas antes, é preciso investir em marketing digital e noutros planos de divulgação. Comece por estudar mais sobre o assunto, ou encontre agências de comunicação que sejam compatíveis com aquilo que quer transmitir.

Muitos empresários, com negócios físicos perguntam, como divulgar minha empresa na internet? E acredite, o marketing é muito mais importante do que imagina.

Crie um site responsivo e com um bom design, invista nas suas redes sociais, monte anúncios, escreva textos, crie conteúdo, e comece a fazer a divulgação online. Quanto mais interativo for na web, mais facilmente as pessoas vão conhecer o seu negócio e tornarem-se seus clientes.

Muitas pessoas têm o sonho de empreender pela internet, e seguindo as nossas dicas, esse desejo pode estar ao seu alcance. Não perca tempo e migre logo para o mundo digital que promete ser o futuro das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − 13 =