Obras em casa? Onde e como deve investir

Gerd Altmann por Pixabay

Com o passar dos anos, os imóveis precisam de uma remodelação, ou pelo menos de uma atualização, que os mantenha nas melhores condições por fora e por dentro, melhorando a habitabilidade e prolongando a sua conservação.

O confinamento fez os portugueses viverem mais na sua casa e, por isso estão a procurar melhorá-la.

Mas na hora de avançar com uma remodelação há que pensar nos prós e contra, para ter a certeza de que o investimento é canalizado para as áreas certas.

Jenny Friedrichs por Pixabay

“A pandemia fez com que passássemos mais tempo em casa, reparando em pormenores aos quais não dávamos atenção quando saíamos para trabalhar”, afirma Nuno Garcia, diretor-geral da GesConsult, empresa de gestão e fiscalização de obras.

“Esta nova perceção das habitações já está a ter impacto no mercado, com o número de pedidos de remodelação de apartamentos a subir, evidenciando uma preocupação das famílias em ter espaços mais confortáveis, mas, por tratar-se de uma decisão com grande impacto no orçamento familiar, deve ser bem programada, pensando no que a família precisa a médio e longo prazo”, sublinha.

Especialista em gestão de obras aponta áreas a ter em conta nas remodelações


Para quem está a pensar remodelar a sua habitação, o especialista aponta cinco aspetos a ter em conta:

Isolamento acústico

Se ouve a vizinha a cozinhar e acorda durante a noite com o bebé do andar de cima a chorar, está na hora de repensar o isolamento acústico da casa.

Apesar de ser um aspeto tido em conta na construção nova, em prédios mais antigos o barulho pode ser um problema, trazendo grandes transtornos no dia-a-dia.

Para garantir o descanso de todos, pode ser necessário aplicar novas soluções de isolamento em paredes, pavimentos ou tetos.

Imagem de Pexels por Pixabay

Isolamento térmico/eficiência energética

Não só pelo conforto, mas também pela conta mensal de energia, melhorar o isolamento térmico deve estar entre as prioridades.

Investir em boas janelas, painéis solares ou sistemas de climatização de alto rendimento pode parecer um grande rombo no orçamento, mas, ao final de alguns meses, é compensatório, já que poupará e estará a contribuir para um mundo mais sustentável.

Imagem de Kai Pilger por Pixabay

Iluminação

Se se sente mais irritado, com a vista cansada ou dores de cabeça, o problema pode estar na iluminação da sua casa. A intensidade e a cor da luz interferem diretamente no bem-estar e produtividade, pelo que devem ser adequadas a cada espaço.

Deve verificar-se a disposição da iluminação, mas também a qualidade, optando por lâmpadas de baixo consumo (LED), que tragam maior conforto e tenham um impacto positivo na conta da luz.

Cozinha

A cozinha é um dos espaços onde passamos mais tempo e agora, com as limitações dos restaurantes, é normal que faça cada vez menos refeições na rua e cozinhe cada vez mais em família.

Por isso, esta é uma divisão onde deve apostar, otimizando o espaço, mas também os equipamentos, que devem ter uma boa classificação energética para garantir menores consumos.

Imagem de bidvine por Pixabay

Tecnologia

Aproveite a remodelação para tornar a sua casa mais inteligente.

Integrar um sistema de gestão técnica centralizada sem necessidade de contacto, que permita controlar iluminação, estores, climatização ou as portas através do telemóvel, vai deixar a habitação preparada para eventuais situações como a recente pandemia, diminuindo as possibilidades de contágio, mas também facilitar o dia-a-dia: enquanto está no trabalho pode preparar a casa para a chegada.

Este sistema pode também trazer vantagens nos consumos. Esta fase é igualmente ideal para refletir se a habitação ainda serve os propósitos da família. Se a casa tem um quarto que não está a ser utilizado, pode ser transformado, por exemplo, numa nova sala de estar, ou até num escritório.

Por outro lado, se a família precisar de mais espaço pode ser uma boa altura para investir num novo imóvel, já que os preços têm estagnado e até descido ligeiramente em algumas zonas do país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + 11 =