5 estratégias para atrair talento qualificado na área de TI

Foto de Hitesh Choudhary no Unsplash

A crescente transformação digital e a automação nas empresas têm aumentado significativamente a procura por talento qualificado na área de Tecnologia da Informação (TI) e Data. No entanto, encontrar os profissionais desejados tem sido um grande desafio, com quase um terço dos empregadores nacionais a afirmar que procuram especialistas em TI e Data, de acordo com o Talent Shortage Survey 2023. Diante desta realidade, as empresas estão a considerar novas fontes de talento, como profissionais freelancers ou com modelos de contrato flexíveis, para responder de forma rápida e eficaz a estas necessidades.

Com o intuito de atrair o melhor talento tecnológico, a Experis, líder mundial em recursos profissionais de IT, apresenta aos leitores do Empreendedor, cinco estratégias que as empresas devem implementar para desenvolverem uma proposta de valor atrativa para esses profissionais:

Oferecer formação e reavaliar as competências procuradas

Num mercado em constante transformação ter acesso a programas de upskilling e reskilling é extremamente valorizado pelos profissionais de TI. De facto, este é o método prioritário para lidar com a escassez de talento sentida por 87% das empresas do setor de TI, segundo o Talent Shortage Survey 2023. Uma vez que a área de TI está em constante evolução, a aprendizagem contínua através da formação é ainda mais importante, permitindo que as equipas adquiram novas competências. Além disso, privilegiar certas soft skills, como o pensamento crítico e a capacidade de análise, em vez de se focar apenas nas qualificações académicas, permitirá trabalhar o potencial de crescimento futuro e atrair talento com maior probabilidade de sucesso a longo prazo.

Foto de Proxyclick Visitor Management System em Pexels

Oferecer flexibilidade

A flexibilidade é cada vez mais valorizada para atrair e reter talento em qualquer setor, sendo particularmente relevante para profissionais da área da tecnologia, cujo trabalho pode ser facilmente realizado a partir de qualquer lugar e horário. Atualmente, uma das principais prioridades para os trabalhadores do conhecimento, como os da área de tecnologia, é o trabalho assíncrono – que é compatível com a colaboração tanto presencial como remota, permitindo que cada membro da equipa escolha o momento e o local de trabalho. De facto, de acordo com o estudo “The New Human Age” da ManpowerGroup, 61% dos trabalhadores consideram que o trabalho assíncrono cria um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e 42% acreditam que este é o futuro do trabalho.

Promover um processo de recrutamento sem fronteiras

A procura por talento internacional é uma tendência em forte crescimento, especialmente para funções de TI que podem ser realizadas remotamente. Promover um processo de recrutamento sem fronteiras, sempre que as condições de trabalho o permitam, possibilitará o acesso a uma base diversificada e ampliada de talento com as competências necessárias.

Criatividade para promover o desenvolvimento
Foto de creativeart no Freepik

Cultivar os valores e a imagem da organização

Atualmente, os valores e a imagem das empresas são muito valorizados pelo talento, e o setor tecnológico não é exceção. Os profissionais desejam associar-se a organizações com as quais se identifiquem, que promovam a diversidade e inclusão e coloquem o bem-estar dos colaboradores em destaque. Cultivar uma política DEIB – diversidade, equidade, inclusão e sentido de pertença – e implementar estratégias que privilegiem a felicidade dos colaboradores irá não só atrair talento, mas também aumentar a reputação e melhorar a imagem da empresa.

Comunicar de forma aberta e antecipada: Uma característica-chave que distingue um bom consultor de TI de um excelente é a capacidade de compreender rapidamente a iniciativa comercial subjacente a um projeto e o seu valor para a organização. Por isso, uma vez finalizado o processo de recrutamento dos profissionais de TI, as empresas devem reservar algum tempo para orientar os consultores e comunicar os objetivos do projeto e da empresa de forma clara e transparente, ajudando-os assim a contribuírem mais rapidamente para o sucesso da organização.

Adotar estas estratégias ajudará as empresas a destacarem-se num mercado altamente competitivo e que procura constantemente talento com as melhores competências tecnológicas. Num período em que captar talento IT é particularmente desafiante, desenvolver propostas de valor alinhadas com as necessidades dos profissionais é verdadeiramente a chave para o sucesso, tanto para as organizações como para o talento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − 15 =