Anunciados os vencedores do Concurso Montepio Acredita Portugal

Foto de Concurso Montepio Acredita Portugal

Stop Bullying, BipBip, Dime, SCEMAI, ChargeSurfing, 4bites e Growappy foram os sete vencedores da edição deste ano. A Unit Layer foi distinguida com um prémio especial conferido pela Agência Nacional de Inovação.

O Concurso Montepio Acredita Portugal, anunciou os vencedores nas diversas categorias em competição. Os vencedores foram escolhidos entre mais de 10 mil candidaturas recebidas e 22 finalistas. A concurso estavam projetos inseridos nas áreas do empreendedorismo social, mobilidade, sustentabilidade, tecnologia, inovação, produto e educação.

 “A experiência da Acredita Portugal no apoio a empreendedores permite-nos tornar este concurso numa plataforma para ajudar todas as pessoas com uma ideia válida, a concretizá-la neste contexto de desafios acrescidos. O propósito passa por ter um impacto objetivo na forma como estes projetos podem ser desenvolvidos, chegar ao mercado e tornar-se negócios viáveis e com um contributo para a área de atividade na qual se encontram inseridos e para a comunidade em geral”, justifica Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal.

O evento deste ano, transmitido online, ficou marcado por alguns problemas de som, que dificultaram a apresentação de alguns pitches dos concorrentes. Ainda assim a avaliação não foi prejudicada já que a escolha dos vencedores tinha sido feita pelos mentores e patrocinadores ao longo do processo de formação e mentoria do concurso.

Estes foram os vencedores nas sete categorias:

Categoria Empreendedorismo Social, patrocinado pelo Banco Montepio

Stop Bullying – O conceito de bullying é apresentado às crianças na idade pré-escolar através da Cegonha Marcolina. Com um livro e um jogo de tabuleiro, são desenvolvidos métodos e comportamentos positivos nas crianças a partir dos 3 anos para prevenir e combater o bullying, com base em atividades e desafios divertidos.

Categoria Brisa Mobilidade 2020

BipBip – Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma há um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota. Conseguem-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente, rentabilizando as frotas para os transportadores. BIPBIP 24/7 amiga do ambiente.

Categoria K.Tech

Dime  – Projeto que pretende transformar o mercado de talento desportivo. É a rede social que reinventa a forma como os jogadores exibem as suas características digitalmente – através de momentos em vídeo – usando inteligência artificial para balancear a procura e oferta de talento, numa escala global.

Categoria H2O inovação by Águas de Gaia

SCEMAI – Procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a otimização da produção.

Categoria Geral | Inovação

ChargeSurfing – Rede privada para carregamento de veículos elétricos. Sem cartões, internacional, compatível com todas as marcas de carregadores e veículos. Qualquer pessoa com a localização adequada em qualquer parte do mundo pode aderir à rede e tornar-se um host para a mobilidade elétrica apoiando a transição energética e rentabilizando o respetivo espaço

Categoria Geral | Produto

4bites – Serviço de subscrição de diversos snacks realmente saudáveis, personalizados ao universo do cliente e entregues onde este mais necessita. Como? Apontando preferências e sabores, o algoritmo de AI personaliza a experiência, recebe-se em recorrência as Bites, possibilidade de dar feedback e aceder ao youniverse.

Categoria Geral | Educação

Growappy – Solução web e mobile que moderniza a educação infantil ao facilitar o dia-a-dia nas escolas, ao simplificar a sua gestão, a comunicação com os pais, o registo e partilha das rotinas diárias e aprendizagens das crianças de uma forma inovadora e em tempo real.´

Adicionalmente aos prémios nestas categorias, teve ainda lugar outro reconhecimento:

O Born from Knowledge – Awards, um prémio especial conferido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), foi entregue ao projeto Unit Layer, que pretende estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas, utilizando veículos aeroespaciais, de forma a analisar as condições e alterações nas mesmas em prol de uma alternativa terapêutica para uma patologia prevalente e letal como é o cancro.

Este prémio, atribuído em alguns dos mais prestigiados concursos e/ou prémios de inovação em Portugal, reconhece projetos e empresas “nascidas do conhecimento” e que mais se destaquem em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), nomeadamente colaborativa.

A edição deste ano do concurso contou com uma semana do Empreendedorismo com palestras das personalidades mais relevantes do ecossistema empreendedor e com a primeira feira virtual de empreendedorismo em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 − thirteen =