Consumidores Aguardam Cyber Week para Compras de Natal

Foto de Vecstock em Freepik

O terceiro trimestre de 2023 trouxe um aumento de 3% no tráfego online, mas os consumidores estão a adiar as suas compras de Natal na espectativa de descontos.

Dados do Shopping Index da Salesforce revelam que as vendas online permaneceram estáveis globalmente, com um aumento de 1%. No entanto, os preços médios de venda na Europa subiram 11%. Enquanto os acessórios de moda, como malas e bolsas de luxo, tiveram um crescimento notável de 20% e 15% nas vendas, as categorias de brinquedos e tecnologia sofreram quedas de 21% e 13%, indicando que os consumidores podem estar à espera de descontos durante a Cyber Week.

O estudo da Salesforce para o terceiro trimestre de 2023 revela que o tráfego online permanece forte, com um crescimento de 3%. No entanto, os consumidores estão a adiar as suas compras de Natal, procurando ofertas e descontos. Enquanto as vendas online permaneceram essencialmente estáveis (+1%) em comparação com o ano anterior, os compradores na Europa mantiveram a tendência de compra do trimestre anterior, com um aumento de 9% nas vendas. Grande parte desse crescimento na faturação deve-se a preços mais elevados, com um aumento médio de 11% nos preços de venda.

Foto de Vecstock em Freepik

Em termos de categorias de produtos, os acessórios de moda, como malas e bolsas de luxo, registraram crescimento de 20% e 15%, respetivamente. O calçado desportivo também teve um aumento significativo, com 19% a mais nas vendas. No entanto, as categorias de brinquedos e eletrónica sofreram quedas acentuadas de 21% e 13%, indicando que os consumidores podem estar esperando por descontos que acontecem nesta altura do ano, como a Cyber Week.

O terceiro trimestre também viu os consumidores encurtarem os seus orçamentos, com uma queda de 3% nas vendas online globais em setembro, após um aumento registado em julho e agosto.

Compras de Natal: Consumidores Esperam Ofertas e Valor

As previsões indicam que a Cyber Week representará 25% de todas as vendas digitais da temporada de festas. Espera-se um conjunto de eventos promocionais no início de outubro, que beneficiam do halo effect em torno dos Prime Days de outono da Amazon. Prevê-se ainda um conjunto de descontos mais agressivo durante a Cyber Week, o que resultará em 25% de todas as vendas digitais da temporada (Holiday Season) a decorrer durante a Cyber Week.

Foto de Freepik

A Inteligência Artificial (IA) deverá influenciar as decisões dos consumidores em cerca de 194 mil milhões de dólares em vendas online globais nesta época festiva. A IA já desempenha um papel importante, com um aumento de 6% no número de pedidos em que os compradores clicaram em recomendações de produtos baseadas em IA preditiva no terceiro trimestre. Além disso, as marcas e retalhistas estão a adotar cada vez mais a IA preditiva e generativa para melhorar a experiência do cliente e otimizar as vendas.

Compradores fiéis também desempenham um papel fundamental, representando 43% dos pedidos no último trimestre. Isso marca um aumento de 30% em compradores fiéis em comparação com 2021, destacando a importância da fidelização de clientes para os retalhistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve + 20 =