Fátima Gonçalves: “Trabalhar com um propósito para potenciar o bem-estar pessoal e profissional”

Fátima Gonçalves: “Trabalhar com um propósito para potenciar o bem-estar pessoal e profissional”
na foto: Fátima Gonçalves, Head of Talent & Innovation da CEGOC

O propósito é a razão subjacente que motiva as nossas ações e metas na vida. Neste artigo, Fátima Gonçalves, Head of Talent & Innovation da CEGOC ajuda-o a encontrar e definir o seu propósito a partir do autoconhecimento e reflexão. Trabalhar com um propósito aumenta a motivação e a satisfação pessoal. Também é essencial para líderes, pois orienta a equipa e contribui para o sucesso a longo prazo. Para Fátima Gonçalves, encontrar o seu propósito é como navegar pela vida com uma bússola, deixando um legado duradouro.

Em que consiste o propósito de que tanto se ouve falar?

O propósito é como uma bússola que nos dá a orientação do Norte. Refere-se à razão subjacente e motivadora por trás das nossas ações, escolhas e metas na vida.

O propósito pode assumir diferentes formas, e varia de pessoa para pessoa. Pode ser algo relacionado com a contribuição para o bem-estar dos outros; alcançar metas pessoais ou profissionais; ou promover mudanças positivas na sociedade… Na essência, significa entender o que nos motiva a fazer o que fazemos e como o fazemos.

Trabalhar com um propósito potencia o bem-estar pessoal e profissional
Foto de Freepik

Como encontrar e definir o seu propósito?

Encontrar e cultivar um sentido de propósito é uma parte importante do desenvolvimento pessoal e pode contribuir para uma vida mais significativa e satisfatória do ponto de vista do nosso bem-estar pessoal.

Definir o nosso propósito é um processo pessoal e reflexivo que requer autoconhecimento, exploração e tempo. Eis algumas perguntas que nos podem ajudar a definir o propósito:

  • Quais são os seus valores, interesses, paixões e competências? Questione-se sobre o que o faz sentir-se mais realizado e animado;
  • O que lhe desperta mais entusiasmo e paixão? Explore diferentes áreas de interesse e atividades. Tente coisas novas, participe em diferentes atividades e observe o que mais o entusiasma;
  • Quais são os seus pontos fortes? Converse com pessoas próximas, de diferentes áreas e peça feedback sobre as suas qualidades e o que eles veem de único em si;
  • O que faz sem esforço e que tem um impacto significativo nos outros?

Lembre-se que encontrar o seu propósito é como percorrer um caminho, e não há respostas certas ou erradas. É uma procura que envolve autoconhecimento, reflexão e ações alinhadas com o que pretende.

Qual o impacto do propósito na atividade profissional?

Encontrar um propósito profissional pode ser um processo gradual. Às vezes, ele pode ter a ver com a forma como contribui para a equipa, ajuda os clientes ou melhora processos internos. O importante é que encontre um significado no que faz. No entanto, trabalhar com um propósito tem um impacto significativo no desempenho profissional em vários domínios, entre os quais destaco:

  • A motivação intrínseca e o envolvimento: quando vemos significado por detrás do que fazemos, é mais provável que nos sintamos energizados e comprometidos no trabalho. É também esta motivação que aumenta a nossa resiliência, quando enfrentamos desafios ou obstáculos com a mobilização necessária para os superar e avançar.
  • Na satisfação e realização pessoal, pois quando vemos como o nosso trabalho contribui para algo maior do que apenas um salário, é mais provável que sintamos satisfação e realização em relação ao desempenho.

A definição de um propósito para a equipa, fortalece a coesão do grupo

Uma palavra aos líderes: a definição de um propósito para a equipa, não guia apenas as atividades diárias, mas também fortalece a coesão do grupo, promove o crescimento individual e coletivo, a criação de identidade e contribui para o sucesso a longo prazo.

Menciona-se, regularmente, o legado de líderes inspiradores, no entanto, sendo o legado, o impacto (a marca) ou efeito duradouro que deixamos nas pessoas com quem vivemos em termos pessoais ou profissionais, refere-se a todos nós! Como tal, da mesma forma que a bússola é uma ferramenta fundamental para navegar com segurança, o propósito é uma ferramenta fundamental para navegar pelos desafios e oportunidades que a vida apresenta e deixar o legado (a marca) que, gostaria que os outros se lembrassem de si.

Boas reflexões e descobertas!

o propósito é uma ferramenta fundamental para navegar pelos desafios e oportunidades
Foto de Krakenimages no Unsplash

Algumas referências bibliográficas:

  • Viktor Frankl , psicoterapeuta e sobrevivente do Holocausto, no livro “Em Busca de Sentido“.  explora como encontrar um propósito pode ser fundamental para enfrentar desafios e encontrar significado na vida.
  • Steven Covey, no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, sugere que ao identificar o nosso propósito, podemos trabalhar para desenvolver os nossos hábitos, valores e princípios de acordo com esse propósito, alcançando um maior equilíbrio e eficácia em todas as áreas da vida.
  • Daniel H. Pink, no livro “Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us” define como o propósito, a autonomia e a maestria influenciam a motivação humana.
  • Simon Sinek, no livro “Start with Why“, discute a importância de entender e comunicar o propósito subjacente de uma pessoa ou organização como chave para o sucesso e a influência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen + 19 =