Marketing de Vídeo nas redes sociais – 10 pontos essenciais

Tendências em marketing de vídeo 2023
Foto: Canva

As tendências do vídeo-marketing surpreendem dia após dia com a sua evolução. Observar as plataformas das redes sociais, os novos hábitos dos consumidores e qualquer avanço da indústria é a chave para inovar com êxito durante 2023.

Neste artigo mostramos as 10 principais tendências em marketing de vídeo que vão marcar o ano e para as quais deve estar atento para promover a suas marca e o seu produto no mercado digital.

1 | Os vídeos gerados pelos utilizadores dominam as redes sociais

Umas das maiores tendências de vídeos nas redes socais é o conteúdo gerado pelos utilizadores (UGC). O UGC apresenta utilizadores reais a falar sobre determinado produto e o impacto positivo causado por ele nas suas vidas. Estes vídeos podem, por exemplo, ter formato de testemunhos ou expor demonstrações da aplicação do produto no quotidiano, de maneira que o seu aspeto realista ajuda os consumidores a superarem o limite digital. Com auge dos vídeos de TikTok e outras plataformas com funções similares, o conteúdo autêntico é essencial para conectar-se efetivamente com o seu público.

2 | As comunidades virtuais crescerão e se diversificarão

À medida que as comunidades prosperam, as marcas devem assegurar-se de que o conteúdo dos seus vídeos seja natural e à maneira de cada plataforma. Por isso, é essencial participar nas novas tendências e diálogos.

Criar um anúncio com a tendência em voga permite que a sua marca se conecte com as comunidades sociais, através do seu conteúdo. Portanto, é essencial saber comunicar, de maneira efetiva, com a sua audiência e otimizar o conteúdo de cada vídeo de marketing nas redes sociais.

Tendências em marketing de vídeo 2023
Foto: Canva

3 | Os espectadores utilizarão diferentes plataformas

Conforme os utilizadores se difundem entre as novas redes sociais, os especialistas em marketing devem diversificar o seu leque de plataformas para alcançar esse novo público. Cada rede social reúne uma orientação e qualidades próprias que, convenientemente aproveitadas, beneficiam a sua utilização. É essencial ocupar múltiplos canais para aumentar, converter e reter toda a sua audiência.

As plataformas com audiências diversificadas como TikTok, Snapchat e Pinterest oferecem oportunidades de crescimento acessíveis aos especialistas do Marketing. Gradualmente, utilizadores de diversas faixas etárias têm ocupado as redes sociais, que anteriormente eram ocupadas apenas pelas gerações mais jovens de consumidores.

4 | A segmentação por público evoluirá

Ao mesmo tempo que se aumenta o esforço para manter-se dentro das tendências do marketing de vídeo, faz-se essencial o conhecimento da política de proteção de dados. Tais alterações costumam ser realizadas numa altura em que as redes sociais já estão repletas de utilizadores e de conteúdo de vídeo produzido. Esse facto gera desafios ímpares às marcas.

As redes sociais consistem numa imensidão de utilizadores verificados, com opções de orientação avançadas, além de proporcionar a capacidade de entrega do conteúdo social a audiências específicas.

Uma boa análise auxilia no desenvolvimento de uma estratégia de marketing e na aplicação da criatividade necessária para repercutir com uma audiência mais ampla nas redes sociais. A ideia é investir num conteúdo criativo, de maneira a propiciar uma experiência única que os consumidores possam relacionar com a marca.

Tendências em marketing de vídeo 2023
Foto: Canva

5 | Rede social + Comércio eletrónico = Comércio social

O comércio eletrónico cresceu e difundiu-se como uma tendência durante mais de dois anos, consolidando-se como a experiência de compras do século XXI.

De modo a adaptar-se ao estilo de vida dos utilizadores, todas as principais redes sociais continuam a investir na criação de ambientes de compras mais eficientes e atrativos em 2023, acarretando maiores oportunidades de criação de conteúdo através de subcanais personalizados. Por exemplo, depois que o TikTok lançou a sua função de compras original, a plataforma continuou a aperfeiçoá-la e a adicionar novas funções, como anúncios e vídeos sobre compras online.

6 | Mais vídeos educativos e informativos

Certamente já existe um vídeo no YouTube ou TikTok a ensinar mais sobre aquilo que deseja aprender. Vídeos educativos são uma das tendências mais importantes no marketing por vídeo em 2023. Segundo o Think With Google, “Como fazer” é uma das categorias mais populares no YouTube, portanto, partilhar conteúdo educativo com aqueles que buscam por mais informação tornou-se uma grande oportunidade.

Além de facilitar conhecimento, o conteúdo educativo permite a promoção da marca e dos seus produtos de maneira acessível e informativa.

7 | Suba conteúdo RA interativo

O desenvolvimento da realidade aumentada (RA) ao longo de 2023 criará uma experiência digital imersiva, caracterizada pelos filtros e lentes no Instagram, Snapchat e TikTot. Tal conteúdo é de suma importância, pois permite à marca direcionar-se a um público mais jovem que deseja adotar novas tecnologias.

À medida que surgem mais e mais ferramentas interativas de RA e tendências de vídeo social, é ideal explorar formas criativas de utilizá-las para se conectar com a sua audiência.

Tendências em marketing de vídeo 2023
Foto: Canva

8 | Os eventos tornam-se cada vez mais populares

Junto ao crescimento das comunidades digitais, a popularidade dos eventos virtuais aumenta.

Embora tenham sido retomadas as reuniões presenciais, os eventos virtuais continuam a ser essenciais e por uma boa razão: eles permitem o acesso a diversos expectadores, que não poderiam comparecer fisicamente, além de proporcionar maior economia de tempo e dinheiro ao manter-se digital.

9 | Mais influencers e marcas se envolverão

Espera-se que o marketing de influencers continue a crescer, conforme o resto da indústria, certamente este seguimento não desaparecerá. Diversas pesquisas demonstram que os utilizadores seguem ao menos um influencer que influencia nas suas decisões de compra. Além disso, muitos deles consideram que as recomendações de pessoas influentes confiáveis são a forma mais efetiva de publicidade nas redes sociais.

À medida que mais marcas aprendem sobre os benefícios potenciais do vídeo marketing, por meio de influencers, os utilizadores das redes sociais verão cada vez mais ações publicitárias.

10 | A publicidade televisiva de afiliados

Também a televisão conectada, ou Smart TV (CTV) continuará a crescer e os especialistas em marketing vão ajustar o seu investimento publicitário para adaptar-se ao momento.

Muitas equipas de marketing planeiam agregar a CTV à sua estratégia em 2023. Esta ferramenta exibe a publicidade nos ecrãs da casa, de uma maneira completamente inovadora. Diferentemente de uma televisão linear, a publicidade CTV emprega a publicidade televisiva como uma plataforma de rendimento, similar às redes sociais e à publicidade por mecanismos de busca, adaptando-a ao perfil de cada utilizador e tornando mais eficaz o seu alcance.

Tendências em marketing de vídeo 2023
Foto: Canva

Conclusão

Ao longo de 2023, as tendências do vídeo marketing terão continuidade enquanto novas surgirão. Embora seja importante considerar a sua estratégia e objetivos, também é importante ser flexível ao longo do ano, à medida que se mudam as características principais.

É primordial estar atento ao que entra e a sai de moda para manter-se atualizado com as tendências de um mundo digital em constante evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − one =