3 dicas importantes para ter sucesso profissional em 2022

Foto de bruce mars no Unsplash

Uma carreira de sucesso tem várias vantagens atreladas e, para o medir, existem três critérios essenciais:

  • Satisfação no trabalho;
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Um salário confortável.

Como estamos a começar um novo ano, é o momento perfeito para sairmos da caixa de papelão e avaliarmos nossa posição atual. Tudo isso para que possamos identificar as maneiras de alcançar os nossos objetivos.

Venha comigo descobrir três dicas que vão mudar a sua vida profissional.

Defina as suas metas

O estabelecimento de metas é uma prática comum no início de ano. Definir as suas metas de carreira ajuda-o a desenvolver um plano para seu futuro. É como se subisse num elevador de carga e pudesse olhar para os meses à sua frente.

Depois de definir os seus objetivos, identifique as etapas para alcançá-los. Para o ajudar na definição dessas metas, siga estes passos:

  • Separe os seus interesses pessoais dos interesses profissionais;
  • Avalie objetivamente todas as suas habilidades;
  • Seja o mais específico possível ao definir as suas metas. Defina metas pequenas, médias e longas;
  • Tenha o cuidado de definir metas alcançáveis, mesmo que isso signifique começar pequeno;
  • Mantenha-se motivado, com o apoio das pessoas importantes que estão ao seu redor.
Foto de Marten Bjork em Unsplash

Atualize o seu currículo

Um currículo é uma ferramenta de marketing muito importante para um candidato, independentemente se procura uma vaga numa loja de shopping ou numa fábrica de bucha de nylon, ou se está à procura de parceiros ou investidores para a sua startup.

Tendo isso em mente, é altamente recomendável criar um currículo digital e atualizá-lo regularmente (há vários sites que lhe dão essa possibilidade gratuitamente).

Como construir e atualizar o seu currículo:

Crie um currículo que corresponda ao seu perfil profissional, retirando o que é irrelevante e destacando o que se relaciona com a sua atividade. Insira, também, as suas habilidades e competências. Um currículo personalizado é muito mais atraente e mostra a sua compreensão da função e como pode ser alguém que irá somar para a organização;

Mantenha o seu currículo simples. Principalmente porque, antes dos recrutadores selecionarem os candidatos para as etapas seguintes, há uma boa análise dos currículos. Certifique-se de que o seu consegue atrair a atenção deles;

Use palavras-chave específicas do ramo ao qual irá concorrer, além de palavras de ação relevantes. Reveja-o mais de uma vez, para ter a certeza que não contém erros gramaticais ou de concordância;

Otimize o formato do seu currículo (apresente um documento organizado e de fácil leitura). Mantenha o design simples e pouco poluído visualmente.

Foto de Clay Banks no Unsplash

Esteja atento às novas oportunidades

Mudar de carreira ou procurar outra oportunidade de emprego pode ser o passo que o levará ao sucesso. Se a pandemia causou esgotamento e desmotivação em vários setores, esta pode ser a sua oportunidade de para conseguir retomar a atividade.

Não tenha medo de fazer mudanças de carreira ou de ambientes. Ficar estagnado e sentir-se inútil é a pior coisa, tanto para o empregado quanto para a empresa. Felizmente, um novo emprego pode dar-lhe experiência, abrir portas e expô-lo a novas culturas e, quem sabe, até a novos países.

As oportunidades internacionais também podem ser uma oportunidade de desenvolver novas competências culturais e aprender mais sobre pessoas de diversas origens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × four =